Francisco Massa Flor

Perdi a carteira: 6 passos para minimizar o prejuízo, poupar tempo e dinheiro

18.11.2021
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Perdeu a carteira? Calma. Siga estas dicas para recuperar os documentos com método.

O momento em que se apercebe que perdeu, lhe furtaram ou roubaram a carteira é de choque. Evite o pânico, pois poderá ter caído ao chão quando ainda estava em casa. Se tem certeza que foi furtada ou roubada, passe de imediato para o ponto 2 e cancele os seus cartões bancários. 

1.Refazer o seu percurso

Reveja tudo o que aconteceu desde a última vez que se lembra de ter tido a carteira na mão. 

  • Confirme em casa; 
  • Procure no carro ou ligue para os «perdidos e achados» da empresa de transportes públicos que utilizou;
  • Volte aos últimos locais onde esteve;
  • Recorde com quem esteve e contacte-os;
  • Confirme junto das autoridades policiais se a sua careira lá foi entregue;

O mais certo é encontrar a carteira num desses locais. Mas, pode mesmo ter desaparecido.

2. Listar o que perdeu 

Começará então a pensar no rol de documentos que estavam dentro da carteira. Primeiro são os cartões de débito e crédito, depois o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução, já para não falar nos cartões de fidelização dos seus supermercados e lojas preferidas. Dirija-se a uma esquadra de polícia assim que possível e guarde a participação da ocorrência. Poderão ser estes e muitos outros documentos, vá tomando nota, à medida que se vai lembrando: 

  • Cartões de Débito e Crédito ou Refeição;
  • Cartão de cidadão;
  • Carta de Condução;
  • Títulos de transporte
  • Documento Único Automóvel;
  • Cartão Matriz do banco;
  • Cartão ADSE
  • Cartão ACP
  • Cartão Europeu de Seguro de Doença
  • Cartões dos filhos ou de outras pessoas a cargo;
  • Carteira profissional;
  • Cartões de Acesso a edifícios;
  • Cartões Presente com saldo;
  • Cartões de fidelização;

3. Comunicar o desaparecimento dos documentos

Entretanto, entre em contacto com as entidades emissoras dos documentos para comunicar e cancelar os cartões perdidos ou roubados para evitar riscos acidionais. 

  • Cartões bancários

Contacte de imediato o seu banco para cancelar os cartões bancários. A maioria dos bancos tem um número dedicado ao cancelamento de cartões. Pode também contactar a SIBS poderá ligar para o número 808 201 251 ou, se estiver no estrangeiro, (+351) 217 918 780.

  • Banco de Portugal 

Pior que a sensação de perdi a carteira, é a possibilidade de ocorrerem roubos de entidade para os mais diversos propósitos, como por exemplo, para fraudes financeiras. Para o efeito, deverá entrar em contacto com o Banco de Portugal, através do formulário online disponível para o efeito. Anexe a queixa apresentada à polícia. 

O Banco de Portugal irá informar o sistema bancário sobre documentos extraviados, furtados, roubados, incluindo o Cartão de Cidadão, o Bilhete de Identidade, o Passaporte ou a autorização ou título de residência. 

  • Títulos de transporte

Ligue para os seus operadores de transportes. Estes têm departamentos de perdidos e achados. A perda ou extravio de títulos de transporte deve ser comunicada ao operador respetivo para que o cartão ser anulado. No caso do Cartão Viva, que abrange múltiplos transportadores, terá de solicitar novo cartão, pelo preço em vigor. 

  • Perdidos e Achados

Aproveite também para consultar a página de Perdidos e Achados do Ministério da Administração Interna, na qual pode pesquisar documentos entregues às forças de segurança.

4. Cancelar e renovar documentos

Depois do primeiro impacto, poderá agora proceder ao cancelamento ou renovação dos documentos desaparecidos. Encontra informação detalhada sobre cada um dos documentos oficiais no sítio na Internet «perda ou roubo de carteira»

Aí conseguirá encontrar informação sobre:

  • Cancelamento e Renovação do Cartão de Cidadão 

O cancelamento do Cartão de Cidadão pode ser feito online no prazo de 10 dias depois da perda ou furto. Também pode ser feito por telefone ou presencialmente (com agendamento).

O pedido de renovação do Cartão de Cidadão perdido ou roubado pode ser feito online ou, através de agendamento de um «Serviço relacionado com o Cartão de Cidadão».

  • Pedido de Segunda Via da Carta de condução

A segunda via da carta de condução também pode ser pedida online ou presencialmente através do agendamento de um «Serviço relacionado com a Carta de Condução». 

  • Pedido de Segunda Via do Documento Único Automóvel

O pedido da Segunda Via da Carta de condução pode também ser pedido online ou presencialmente, mediante o agendamento. Deverá consultar a página pedir a segunda via do documento único automóvel para verificar toda a informação necessária

  • Pedido de Segunda Via do Cartão de beneficiário da ADSE

Uma grande percentagem de portugueses tem Cartão de beneficiário da ADSE. Para solicitar a segunda via, basta consultar a informação disponível na página desta organização.

  • Pedido de Segunda Via do Cartão de Sócio ACP

Apesar de não ser uma organização pública, também pode recorrer aos serviços relacionados com a perda e roubo da carteira para solicitar a segunda via do cartão de sócio ACP.

  • Substituição do Cartão Europeu de Seguro de Doença

A instituição de Segurança Social ou o seu subsistema de saúde podem enviar-lhe por e-mail um Certificado Provisório de Substituição (CPS).

Pode ainda recorrer ao Espaço Cidadão mais próximo para fazer a renovação presencial ou pedir segundas vias de documentos.

Lembre-se ainda de fazer o mesmo em relação a cartões de outras pessoas que tivesse em sua posse (Cartões dos filhos, do cônjuge ou de outras pessoas a cargo).

5. Utilizar o Balcão Perdi a Carteira 

Existe também o Balcão Perdi a Carteira, na Loja do Cidadão das Laranjeiras, em Lisboa, no qual poderá tratar de vários assuntos num só local. 

Atente, no entanto, que devido às normas excecionais relacionados com a COVID, poderá não estar a funcionar como é costume.  

Nesse balcão poderá tratar de pelo menos dois destes documentos: 

  • Cartão de Cidadão;
  • Carta de Condução;
  • Documento Único Automóvel (esteve suspenso, confirme se já possível);
  • Cartão ADSE;
  • Cartão ACP.

O agendamento para renovar documentos é obrigatório. Poderá fazê-lo através do número 300 003 990 (9h00 às 18h00, de 2ª a 6ª) ou através de correio eletrónico.

6. Alertar entidades emissoras de outros cartões 

Além destes documentos oficiais, comuns à generalidade dos cidadãos, poderia ter também consigo outros cartões. 

  • Contacte a sua Ordem Profissional, se perdeu o seu cartão profissional;
  • Fale com a sua empresa ou condomínio para reportar o desaparecimento de cartões de acesso;
  • Anule ou substitua os seus cartões de fidelização de lojas e gasolineiras – que podem ter o equivalente a muito dinheiro acumulado;
  • Alerte também as lojas para cancelarem – e caso seja possível – substituírem os cartões-presente que possa ter. 

Em suma, num primeiro momento, mantenha a calma, confirme se perdeu de facto a carteira. Se se verificar essa situação, vá fazendo a lista dos documentos que tinha consigo, comunique o desaparecimento dos documentos mais importantes às autoridades, aos bancos e ao Banco de Portugal. 

Por fim, inicie o processo de cancelamento, renovação ou pedido de segundas vias de documentos importantes e lembre-se de fazer o mesmo para os outros.



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