Francisco Massa Flor

Como evitar burlas na internet

21.11.2023
Como evitar burlas na internet

Conheça as mais frequentes fraudes e burlas online e como evitar cair em esquemas.

 

Com o aumento generalizado da utilização da internet e o crescimento das compras online, em todo o mundo nos últimos anos, sobretudo desde o boom do confinamento, as burlas na Internet com recurso a esquemas fraudulentos são cada vez mais frequentes. Para que saiba proteger-se é importante conhecer os riscos e as principais formas como se processam as fraudes na internet. 

O uso generalizado de ferramentas digitais levou a um crescimento significativo das fraudes e burlas online, aproveitando o interesse generalizado por descontos e promoções, muitas delas com falsas promessas de redução de preço em nome de entidades conhecidas, como bancos e até as finanças, que faz cada vez mais vítimas. 

Uma vez infiltrados nos sistemas dos computadores, telemóveis ou tablets, esses malwares causam danos, permitem alterações e roubo de informações pessoais, incluindo informações confidenciais e dados bancários.

Segundo o Banco de Portugal, é fundamental estar atento para detetar burlas e esquemas fraudulentos online, e agir caso seja vítima. Atualmente, a maioria das denúncias envolvem burlas com o MBWAY, phishing ou roubo de identidade. 

 

MBWAY

O MB WAY é uma app gratuita, que, depois de associada a uma conta bancária, permite transferir dinheiro de uma conta para outra através de um contacto telefónico, criar cartões virtuais, pagar compras, utilizar o Multibanco sem ter de usar o cartão, entre outras operações. Com esta app é possível enviar dinheiro, transferindo o dinheiro de forma imediata para o contacto telefónico que selecionar. Também é possível levantar dinheiro, ao gerar um código na aplicação, que permite levantar dinheiro no Multibanco sem cartão. Pode ainda fazer pagamentos de compras em lojas físicas ou virtuais, através da leitura de QR code ou do sistema contactless, ou através da criação de cartões MB NET, cartões virtuais temporários para pagar compras online.

As fraudes acontecem, geralmente, em sites de vendas em segunda mão online. Os burlões adotam diferentes abordagens consoante as vítimas sejam ou não utilizadoras da aplicação. Ao entrarem em contacto com o vendedor, perguntam se este é utilizador da app MB WAY. Se a resposta for negativa, o plano consiste em levar a vítima a aderir ao MB WAY de forma involuntária. No caso de o serem, tentam levá-las a revelar o seu PIN ou os seus códigos de segurança, associados à app, que permitem levantar dinheiro no Multibanco sem cartão. No entanto, novos esquemas de burlas com recurso ao MB WAY vão surgindo e a melhor forma de se proteger, será recusar dar qualquer informação sobre a sua conta bancária. Para que alguém lhe faça chegar um pagamento por MB WAY, só precisa do seu número de telefone, ou caso prefira por transferência bancária, do seu NIB ou IBAN.

Se for vítima de burla, a primeira coisa a fazer é alterar o código de acesso do MB WAY numa caixa multibanco ou na própria aplicação. Pode também telefonar para o banco e cancelar o cartão. De seguida, apresente queixa às autoridades. Atenção, os bancos não se responsabilizam por burlas com MB WAY. 

 

PHISHING

O phishing é um tipo de crime cibernético onde um criminoso finge fazer parte de uma instituição legítima para convencer as vítimas a entregarem suas informações pessoais. Seja por e-mail, WhatsApp ou SMS, desconfie sempre de mensagens com links e anexos.  Este tipo de burla consiste no envio de mensagens fraudulentas a partir de uma suposta fonte segura e credível, tentando convencer o utilizador a clicar. 

Geralmente via email, tem como objetivo o roubo de informação pessoal e sensível como dados de cartões de crédito e palavras-passe ou conseguir instalar malware, um software malicioso, no computador da vítima. A maioria dos ciberataques começa pelo phishing. É importante saber como o detetar e ter atenção aos sinais. Identificar os perigos é o primeiro passo para garantir a sua segurança, evitando o roubo de dinheiro da sua conta bancária, pagamentos fraudulentos com o seu cartão de crédito, perda de acesso a documentação pessoal, acesso às suas redes sociais, publicação de mensagens fraudulentas, apropriação da sua identidade digital e contacto com as suas redes de forma fraudulenta colocando todos em risco. Para as empresas, existe ainda um risco acrescido de roubo dos fundos da sua empresa e de informações dos seus trabalhadores, clientes e fornecedores, que podem levar à perda de acesso a documentos e ficheiros, causando danos para a reputação da sua empresa e perda de negócio. 

 

ROUBO DE IDENTIDADE

Existe uma burla feita através do WhatsApp bastante, em que alguém que se faz passar por familiar da vítima pede ajuda, alegando ter tido um problema com o telemóvel e estar incontactável através do seu número. Mais tarde, volta a contactar o familiar dizendo-lhe que precisa de fazer um pagamento urgente, pedindo a realização de uma transferência bancária ou enviando referências para um pagamento. Para credibilizar os pedidos, os burlões podem recolher dados sobre as vítimas através das redes sociais ou até adquirir bases de dados, cuja informação foi obtida através de ataques informáticos. Daí que possam saber o nome do falso filho/a ou ter o cuidado de usar um telefone com o indicativo do país estrangeiro onde o familiar reside. Só quando a pessoa entra em contacto com o familiar e este lhe diz que não fez qualquer pedido de pagamento é que a vítima percebe que foi burlada. O montante pedido varia, mas existem casos em que o prejuízo atinge alguns milhares de euros, normalmente divididos por vários pagamentos.

 

DICAS PARA EVITAR BURLAS ONLINE

  • Tenha uma password segura.
  • Reveja as configurações de privacidade das suas redes sociais.
  • Leia sempre os termos e condições dos sites ao subscrever algum serviço, incluindo newsletters, para saber como serão tratados os seus dados pessoais.
  • Sempre que possível, utilize a autenticação de dois passos, além da password, pode receber um código por SMS. Essa medida aumenta a segurança das suas ações online. 
  • Utilize sempre redes seguras. 
  • Se o seu computador avisar que o site onde acaba de aceder não é seguro, feche este acesso.
  • Tenha um programa de antivírus sempre atualizado no seu computador.
  • Nunca clique num link de email ou descarregue ficheiros anexos de um remetente desconhecido, mesmo que pareçam ser links de sites de serviços públicos. Caso o faça, o mais provável é ser vítima de phishing.
  • Desconfiar sempre de pedidos de dinheiro de números desconhecidos, que aleguem ser de familiares ou amigos que trocaram de número. Provavelmente é fraude.
  • Os endereços que remetem para formulários de levantamento de dados pessoais também são de suspeitar. Pode ser um esquema para recolher dados que permitirão aceder às credenciais de acesso ao e-mail ou ao homebanking.
  • Cuidado com domínios falsos, principalmente se forem parecidos com domínios de instituições oficiais, como as Finanças ou Bancos. Desconfie sempre mensagens escritas com erros ortográficos ou gramaticais ou noutros idiomas, sobretudo vindas de organismos oficiais. Não clique nos links. 
  • Não clique em links promocionais de emails. Se o desconto for do seu interesse, aceda diretamente à loja online e verifique se a promoção é real. 
  • Não confie em mensagens online que aparecem como pop-up nos sites a dizer que ganhou um sorteio ou um prémio.
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