Evite estes maus hábitos financeiros
19.05.2023A educação financeira é fundamental para prevenir problemas financeiros.
Mudar os hábitos financeiros não é tarefa fácil, mas não é impossível. Cometer erros com as finanças pessoais faz parte de um processo de reaprendizagem pessoal, que exige esforço e vontade para conseguir criar novas rotinas e ter mais controlo da sua vida financeira.
Desde cedo, uma educação financeira exige resiliência e rigor para aprender a controlar o seu budget. Para garantir que não fica com o seu saldo a zeros, está na altura de rever esta lista com os maus hábitos financeiros mais comuns. Comece já hoje a mudar os seus comportamentos.
DESCONHECER QUANTO GASTA
Muitas pessoas não sabem quanto e como gastam o seu dinheiro. Não ter noção dos seus movimentos bancários, quanto realmente recebe e quanto realmente gasta e no quê, é um mau hábito financeiro. Evite que isso aconteça.
COMPRAR DE FORMA EMOCIONAL
As compras impulsivas são um dos principais maus hábitos financeiros. Para resistir e evitar comprar artigos supérfluos, tente questionar se realmente precisa mesmo do artigo e adiar a sua compra, para que pondere antes que seja tarde demais.
NÃO TER UM FUNDO DE EMERGÊNCIA
Quando se deparar com um imprevisto, vai arrepender-se por não ter um fundo de emergência para pagar uma despesa inesperada. Aposte num fundo de poupança para não ter que recorrer a um crédito pessoal ou ao cartão de crédito.
PROCURAR O CRÉDITO FÁCIL
As vantagens dos cartões de crédito são conhecidas, que podem trazer algum alívio em alturas mais difíceis da sua vida. No entanto, a utilização destes cartões sistemática pode gerar novos encargos financeiros. Peça ajuda à MAXFINANCE e fique a conhecer soluções de financiamento à sua medida.
NÃO TER OBJETIVOS FINANCEIROS
Se não tiver objetivos financeiros, pode correr o risco de perder a motivação para poupar ou gerir melhor as suas poupanças. Ter um plano de futuro poderá ser o incentivo certo para poupar mais.
NÃO ESTAR DISPOSTO A SACRIFICAR ALGUNS VÍCIOS PESSOAIS
Comece a cortar nos seus vícios pessoais e depressa notará a diferença no seu saldo bancário. Deve fazê-lo de forma gradual para que o processo seja mais natural e consistente.
NÃO APROVEITAR AS VANTAGENS DA TECNOLOGIA
A partir do seu smartphone, tem acesso a aplicações que o podem ajudar a gerir melhor o dinheiro, organizando e planeando os seus gastos. Não usufruir destas vantagens é com certeza um mau hábito.
NÃO FAZER UMA ECONOMIA DOMÉSTICA
Poupar água, energia e ser mais racional na sua lista de compras de supermercado são boas formas de manter as suas finanças pessoais equilibradas. Faça uma boa gestão da economia doméstica mudando pequenos hábitos.